top of page

Onde o Serviço Encontra o Propósito: Alunos da Nations Recebem o Prêmio AMISA de Cidadania Global

  • 3 de abr.
  • 2 min de leitura

Reconhecida pela AMISA, a iniciativa impactou estudantes de comunidades em situação de vulnerabilidade educacional por meio de mentorias acadêmicas.


Temos o orgulho de anunciar que dois de nossos alunos do Ensino Médio, Maria Clara Brum e Luka Braga, foram selecionados para receber o AMISA Global Citizenship Grant and Recognition Award pelo notável projeto de serviço comunitário que participaram: Preparing Youth for University Entrance Exams. Em reconhecimento à iniciativa, eles receberam uma bolsa no valor de US$ 1.000 como forma de apoio e valorização pelo trabalho em serviço e aprendizagem cívica.


Reconhecendo a Iniciativa Estudantil


O programa AMISA Global Citizenship Grant and Recognition, patrocinado pela TieCare, reconhece alunos de escolas-membro da associação American International Schools in the Americas (AMISA) que demonstram um compromisso excepcional com a cidadania global. A iniciativa celebra projetos que aprofundam a compreensão de questões sociais, locais e globais, por meio do engajamento cívico e de ações significativas em suas comunidades.


O Projeto de Serviço


Em agosto de 2024, a Escola das Nações atendeu a uma necessidade identificada por educadores e líderes comunitários de São Sebastião, região do Distrito Federal. Muitos jovens da comunidade, que se preparavam para os exames de ingresso no Ensino Superior, careciam de apoio acadêmico, especialmente nas áreas de Redação e Matemática Aplicada.


Diante disso, a escola mobilizou o coordenador do nosso Departamento de Português, professor Eli Guimarães, e três alunos do Ensino Médio para oferecer mentorias acadêmicas semanais na Escola Classe Vila do Boa. Enquanto o professor Eli focava no ensino de Português e Redação, os alunos da Nations davam suporte em Matemática Aplicada. Juntos, criaram um ambiente consistente e acolhedor, onde os estudantes puderam desenvolver suas habilidades e ganhar confiança para enfrentar os exames.


Em janeiro de 2025, diversos participantes do projeto obtiveram resultados expressivos nas redações. Combinado ao acompanhamento contínuo realizado por lideranças locais ao longo da semana, o projeto possibilitou que alguns desses jovens conquistassem bolsas integrais em universidades, uma conquista que evidencia a força da colaboração entre escolas e iniciativas comunitárias.


Educação como Esforço Coletivo


Na Escola das Nações, a educação vai além da sala de aula. Este projeto reafirma nosso compromisso em mobilizar os recursos acadêmicos da escola a serviço de uma sociedade mais justa e inclusiva. Também nos inspira a refletir continuamente sobre como tornar sustentáveis as parcerias que ampliam o acesso à educação e promovem a equidade.



 
 
 

Comments


bottom of page