A viagem contou com aulas interdisciplinares, visitas a universidades internacionais e quatro dias de conferência
De 10 a 19 de fevereiro, estudantes do Grade 9 ao 11 embarcaram em uma missão internacional para participar do North American Invitational Model United Nations (NAIMUN), simulação de conferência da ONU oferecida a alunos de Ensino Médio do mundo inteiro. O evento ocorreu em Washington DC e contou com a participação de, em média, 3300 alunos e 300 professores conselheiros de diversas nacionalidades. Os estudantes estiveram em Nova York e Washington DC. Conheceram pontos turísticos e um pouco da história dos Estados Unidos. Visitaram o Smithsonian National Air and Space Museum, o Memorial Holocausto e o Baha'i International Community's United Nations Office. Na companhia de nossos professores Ms. Diana Bracarense e Mr. Jorge Sobrinho, tiveram aprendizado interdisciplinar no contato com a cultura do país do ponto de vista histórico e artístico.
No dia 16, participaram da cerimônia de abertura do evento. Na ocasião, conheceram o Coordenador de Comunicações Estratégicas do Conselho Nacional de Segurança dos Estados Unidos, John Kirby, e, também, regras e orientações para a conferência. Ao longo de três dias, os alunos participaram de comitês com mais de 200 estudantes. O envolvimento possibilitou desenvolver habilidades de pesquisa, argumentação, fala em público, trabalho em equipe, negociação, estímulo à inteligência emocional. Dez estudantes representaram a Escola das Nações em oito comitês do NAIMUN - Special Political and Decolonization Committee, 1993; United Nations Human Rights Council; The World Health Organization; United Nations Educational, Scientific, and Cultural Organization; International Labor Organization; Commission on the Status of Women; JCC The Fall of Edo: The Tokugawa Shogunate; Cochabamba Water War, 1999. Para Carolina Soares, Grade 9, a escuta foi a habilidade que ela mais desenvolveu na conferência. Como integrante do Clube MUN da Escola das Nações, disse que já está familiarizada com termos e regras, e sua participação fez diferença. “O Clube MUN me ajudou muito física e mentalmente. Antes da viagem, eu me preparei, sabia o que ia falar e o que ia fazer. Foi um preparo muito importante que o clube me deu. Na conferência, uma parte significativa foi o desenvolvimento de escuta e a socialização. Eu tive que interagir com pessoas muito diferentes, trabalhei muito a parte de comunicação. Consegui perceber muito mais o que acontece ao meu redor, prestar atenção de uma maneira diferente no que as pessoas estão falando”, revela a aluna. Henrick Oprea, Coordenador do Ensino Médio, disse que a viagem foi a primeira de muitas.
“Participar do evento ajudou os alunos a desenvolveram habilidades mais complexas do que poderiam desenvolver dentro de um ambiente de sala de aula. Uma viagem como essa ajuda eles a entender melhor o que pregamos como escola, a entender melhor diferentes culturas, costumes e assim conseguir se enxergar nesse mundo. É importante que eles vivenciem essas aulas interdisciplinares e visitem os pontos turísticos com uma outra visão. Recomendo fortemente que as famílias invistam nesse tipo de viagem pois o crescimento e o amadurecimento nos âmbitos pessoais, sociais e acadêmicos justificam o investimento”. Já Ana Luz Martins, Grade 10, comentou que a viagem despertou interesse ainda maior com relação à carreira diplomática. A estudante pretende cursar Relações Internacionais. Assim, revela que, apesar de já estar familiarizada com regras e termos da conferência, conseguiu aprimorar habilidades e construir novos aprendizados.
“A experiência foi muito melhor do que eu esperava. A integração entre aulas e turismo foi incrível! Conhecer universidades e, principalmente, a sede da Unesco me trouxe uma perspectiva diferente com relação a diplomacia e relações internacionais. Para mim, fez diferença visitar esses lugares e perceber que existe um mundo lá fora cheio de oportunidades!”
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