O torneio acadêmico foi projetado para desenvolver raciocínio rápido, pensamento lógico, trabalho em equipe e habilidades de comunicação

De 13 a 15 de fevereiro, a Escola das Nações sediou, pela primeira vez, o High School Knowledge Bowl 2025, recebendo sete escolas de diferentes regiões do Brasil que fazem parte da American Association of Schools in Brazil (AASB). Durante dois dias de competição, estudantes do 9º ao 12º ano participaram de um intenso torneio acadêmico que foi além da simples avaliação do conhecimento—ele promoveu companheirismo, colaboração e, acima de tudo, trabalho em equipe.
A competição reuniu alunos da Escola das Nações, PACA, Our Lady of Mercy School (OLM), Escola Americana de Recife (EAR), Escola Americana do Rio de Janeiro (EARJ), Escola Americana de Belo Horizonte (EABH), Chapel School e International School of Curitiba (ISC). Ao longo do evento, os participantes enfrentaram uma série de desafios intelectuais, respondendo a perguntas sobre temas variados, como cultura pop, belas artes, história, matemática computacional e muito mais. No formato dinâmico da competição, as equipes precisavam apertar o botão rapidamente para responder às perguntas dentro do tempo limite, demonstrando não apenas seu conhecimento acadêmico, mas também sua capacidade de pensar com agilidade e colaborar de forma eficaz.
Além da competição, os estudantes visitantes tiveram a oportunidade de explorar Brasília, conhecendo alguns dos pontos turísticos mais icônicos da cidade, enriquecendo sua experiência cultural e criando laços com colegas de outras escolas.
Pódio dos Campeões
A equipe da Our Lady of Mercy School (OLM) conquistou o primeiro lugar no High School Knowledge Bowl 2025. A Escola Americana de Recife garantiu a segunda posição, seguida pela Escola Americana de Belo Horizonte, que ficou em terceiro lugar.
A Escola das Nações foi representada por uma equipe dedicada de seis estudantes do Ensino Médio—Isabel Mendes, Ward Saqair, Gabriel Cavalcanti, Maria Giulia Queiroz, William Chao e Nicole Faryj. Em sua estreia na competição, a equipe conquistou a sexta colocação, demonstrando resiliência e construindo uma base sólida para futuras participações.
Uma palavra com nosso estudantes
Gabriel Cavalcanti, estudante do Grade 11, compartilhou sua experiência ao competir pela primeira vez:

"Foi a minha primeira vez participando de algo assim, e foi uma experiência incrível. Eu me diverti muito e achei que o evento como um todo—a competição, o city tour—criou uma atmosfera que, apesar de ser competitiva, foi leve e muito agradável."
"Consegui desenvolver tanto habilidades específicas quanto gerais, como pensamento estratégico, comunicação e leitura. Acredito que experiências como essa são extremamente benéficas para os alunos. São divertidas, diferentes e, além disso, nos proporcionam a chance de conhecer novas pessoas e agregar algo valioso ao nosso currículo—algo que pode até ajudar na aceitação em uma universidade no futuro."
Isabel Mendes, também do Grade 11, destacou como as habilidades que desenvolveu durante a competição terão um papel importante em seu futuro:

"Foi a minha primeira vez participando da competição e, na minha opinião, foi uma oportunidade incrível. Mesmo tendo formado nossa equipe recentemente, conseguimos nos unir e interagir da melhor forma possível com as outras equipes. Como somos um time jovem, novo nesse cenário, acredito que fizemos o nosso melhor para competir de igual para igual com equipes mais experientes—e isso foi o mais empolgante."
"Uma das maiores lições que aprendi com o Knowledge Bowl foi confiar no que sei e ter mais confiança em mim mesma. Aprendi a não duvidar de mim nessas situações, mas sim a acreditar nas minhas habilidades, e isso foi extremamente importante para mim. Levarei essa experiência para o meu futuro, não apenas academicamente, mas também no aspecto da comunicação. Durante o torneio, desenvolvemos nossas habilidades comunicativas de uma maneira significativa, e isso é algo muito valioso para o nosso futuro."
Um Marco para a Escola das Nações
Sediar o High School Knowledge Bowl pela primeira vez foi um marco para a Escola das Nações, reforçando seu compromisso com a excelência acadêmica e proporcionando aos alunos oportunidades para se desafiarem além da sala de aula. O evento não apenas celebrou a curiosidade intelectual, mas também fortaleceu os laços entre as escolas, promovendo um espírito de colaboração e aprendizado que vai muito além da competição. Com os olhos voltados para futuras edições, a equipe da Nations vê sua participação deste ano como apenas o começo de uma promissora trajetória na tradição do Knowledge Bowl.
댓글