Projeto promovido pelo Departamento de Português cria ambiente colaborativo e inspirador, estimulando a leitura, escrita e habilidades sociais entre estudantes dos Grades 2 e 3
No intuito de promover a troca de conhecimentos e fortalecer os laços entre os estudantes, o departamento de português do Elementary lançou o Projeto Parceiros de Leitura. Essa iniciativa, que ocorreu ao longo da última semana, envolveu alunos dos Grades 2 e 3 em uma atividade enriquecedora, onde a literatura infantil foi o fio condutor.
Os alunos do Grade 3 desempenharam um papel central no projeto, compartilhando fábulas que eles mesmos haviam produzido no ano anterior. Essa experiência não apenas permitiu aos estudantes do Grade 2 apreciar as criações literárias de seus colegas mais velhos, mas também proporcionou aos alunos do Grade 3 a chance única de transmitir o conhecimento que haviam adquirido ao longo do ano.
A ideia por trás da atividade era simples, mas significativa: criar um espaço para que a literatura se tornasse uma ferramenta de conexão entre os alunos. Sob a orientação da professora de português do Elementary, Ms. Áquila Ribeiro, os estudantes mergulharam na leitura de fábulas em duplas. Essa dinâmica não apenas promoveu o compartilhamento de suas próprias criações literárias, mas também estimulou habilidades sociais fundamentais.
Ms. Áquila Ribeiro expressou sua satisfação com os resultados do projeto: "A ocasião foi uma oportunidade para fazer leitura em duplas, compartilhando suas criações literárias, inspirando os alunos do 2º ano e estimulando habilidades sociais pela leitura. Além disso, eles compartilharam experiências e construíram amizades por meio da curiosidade, da paciência, do respeito e da empatia."
Durante o encontro, os alunos do Grade 3 não apenas realizaram a leitura das fábulas para os colegas mais jovens, mas também compartilharam suas experiências como escritores. Eles discutiram os desafios enfrentados ao criar uma história e revelaram os bastidores de suas narrativas, proporcionando uma visão valiosa do processo criativo.
Em resposta, os alunos do Grade 2, inspirados pelos relatos de seus colegas mais velhos, expressaram sua apreciação por meio de desenhos. Cada estudante retratou sua parte favorita da história, transformando a experiência de leitura em uma atividade multidisciplinar que envolveu não apenas a linguagem escrita, mas também a expressão visual.
O Projeto Parceiros de Leitura não apenas consolidou a importância da literatura como meio de comunicação e aprendizado, mas também evidenciou como a colaboração entre diferentes níveis escolares pode enriquecer a experiência educacional. Ao incentivar a leitura, a escrita e a interação social, o projeto demonstrou que a promoção da literatura vai além das páginas dos livros, estendendo-se ao desenvolvimento de habilidades interpessoais essenciais para a formação integral dos alunos.
Comments